sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ocupação do MST no RS conquista área de assentamento para famílias rurais


Do site da Revista Caros Amigos*

Desde o dia 26 de setembro, integrantes do MST vêm se mobilizando no estado do Rio Grande do Sul para pressionar o governo estadual e o federal a cumprirem um acordo firmado em abril de 2011, juntamente com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), onde ficou previsto o assentamento de 1000 famílias até o final deste ano. O acordo não vinha sendo respeitado, o que fez com que os agricultores e agricultoras ocupassem três regiões do estado: Viamão, Vacaria e Sananduva.

Nesta quinta-feira, dia 06, o movimento obteve uma importante conquista. Depois de quase duas semanas de ocupação e resistência em Viamão e três anos sem conquistas de terras, os trabalhadores conseguiram uma área pública de 350 hectares no município de Charqueadas, onde será realizado assentamento de famílias rurais. Além disso, o governo do estado ficou de apresentar, em 10 dias, uma outra área para assentamento de mais agricultores. Mesmo com a sinalização do governo do estado, os trabalhadores sem terra continuam mobilizados, caso a promessa de assentamento não seja cumprida nesses 10 dias.

Assista vídeo da ocupação em Viamão:


Já no município de Vacaria, 500 trabalhadores e trabalhadoras do MST e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) continuam acampados em uma área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), já que o governo ainda não apresentou nenhuma proposta de assentamento. A região, apesar de ser destinada à pesquisa e experimentos de plantas, não está sendo utilizada para tal fim. 

Em Sananduva, município localizado no norte do RS, 300 integrantes do MST desocuparam uma fazenda no dia 03 de outubro, com a promessa de que o INCRA intensifique o processo de vistorias em propriedades rurais na região.

* Com Informações do MST/RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário