terça-feira, 4 de outubro de 2011

Famílias que ocupam área no Rio Grande do Sul começam plantio


Da Radioagência NP


(1’29” / 349 Kb) - As famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocupam uma área nas proximidades da ERS-040 no município de Viamão, região metropolitana da cidade de Porto Alegre (RS), começaram o plantio da terra na tarde desta segunda-feira (03). Foram plantadas hortaliças, feijão e milho.  A área foi ocupada em 26 de setembro por 300 trabalhadores.
                                                                              Foto: Bianca Costa
Conforme Nelson da Silva Barros, acampado há quatro anos, os trabalhadores realizaram a ação depois que o governo não apresentou propostas concretas para o assentamento imediato das famílias 1 mil famílias acampadas no estado.
"Já que o governo não quer escutar as famílias que estão lutando pela terra, nós decidimos trabalhar e mostrar para o governo que nós sabemos trabalhar. As famílias estão plantando para colher depois". 
Nesta terça-feira (04), as famílias farão uma marcha de reconhecimento da área para levantar as características da terra e planejar o futuro assentamento.
Os sem-terra reafirmam que não sairão da área até que o governo do estado e o Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciem o assentamento das famílias. No último mês de abril, o governo do estado, depois de um acordo com o governo federal, se comprometeu a assentar as famílias que se encontram acampadas. Porém, até este momento,  nenhuma foi assentada.
De São Paulo, da Radioagência NP, com informações de Roberto Dornelles, Danilo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário