terça-feira, 11 de outubro de 2011

Famílias do MST que desocuparam fazenda em Sananduva exigem compra imediata da área

As famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocuparam durante uma semana a fazenda Bela Vista exigem que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o governo do estado agilizem o processo de compra da área. A fazenda, que fica em Sananduva, região Norte, foi ocupada pelos trabalhadores Sem Terra no dia 26 de setembro. Uma semana depois, no dia 03 de outubro, as famílias deixaram o local depois que o INCRA se comprometeu a realizar uma vistoria para levantamento de dados para a compra e posterior criação de assentamento.

Entretanto, até o momento, os governos federal e estadual ainda não sinalizaram quando devem desapropriar a área. Conforme Mateus Brizola, as famílias tentaram contato com o INCRA e com o governo do estado, mas não obtiveram resposta. “Os governos ainda não se posicionaram com relação a área e não deram um relato sobre a vistoria. O MST também apresentou outras áreas em que o INCRA se comprometeu a vistoriar, mas até agora não obtivemos retorno”.

Um grupo de agricultores aguarda em frente a fazenda o desenrolar das negociações para a desapropriação da área. O MST compreende que somente com pressão, luta e organização da classe trabalhadora do campo, os governos realizarão a reforma agrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário