quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nota de Solidariedade da FAG às Ocupações do MST

Na madrugada desta segunda feira, dia 26 de setembro, 200 famílias sem terras acampadas e assentadas, assim como outros movimentos urbanos e sindicatos ocuparam um latifúndio de 600 hectares em Viamão na RS 40, ao lado do posto de pedágio. Esta área esta sendo alvo de investigação da policia federal que neste ano encontrou ali um depósito de duas toneladas de maconha.

Na manhã de ontem, dia 27 de setembro, quando apoiadores tentavam levar comida e água para dentro da ocupação a Brigada Militar não só impediu que estes apoiadores entrassem na ocupação, mas também atiraram com arma de fogo para o chão para intimidar as famílias que vinham em auxílio. Esta repressão não é novidade para nós, pelo contrário, há dois anos Elton Brum da Silva foi covardemente assassinado com tiros de calibre 12 pelas costas em despejo pela Brigada Militar.

Na mesma segunda feira, outras duas áreas foram ocupadas no interior do estado, uma em Vacaria e outra em Sananduva. Estas ocupações fazem parte de uma jornada estadual de luta pela Reforma Agrária que pretende recolocar na pauta o tema do assentamento imediato de aproximadamente mil famílias que ainda estão acampadas em baixo da lona preta no RS. O discurso do governo do estado e também do governo federal em assentar estas famílias até o final deste ano esta bem longe de ser cumprido, aliás, a Reforma Agrária já deixou de ser uma preocupação, mesmo que mínima, há bastante tempo por parte dos governos e seus governantes.

Nesta conjuntura onde o discurso do mínimo para todos soa como avanço, onde a política de conciliação de classes impera, é importante reafirmar a luta com ação direta como a única saída para nossas conquistas. Em tempos de conjuntura tão adversa a tarefa é organizar para lutar e lutar para organizar. Nós militantes da Federação Anarquista Gaúcha somos mais que solidários com estas lutas, estamos juntos, ombro a ombro, erguendo a bandeira da terra, da liberdade e da dignidade para todos e todas que lutam e sonham.


Não tá morto quem luta e quem peleia!


Federação Anarquista Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário