quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MST mantém ocupações no RS


Da Radioagência NP

(1’34” / 370 Kb) -  Os sem-terra decidiram manter as ocupações depois de uma reunião realizada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. No encontro, o governo do estado não apresentou propostas concretas para assentar imediatamente as mil famílias acampadas no estado.
Conforme Daniel Soares, acampado há três anos, as famílias decidiram ocupar as áreas, pois os governos federal e estadual não cumpriram o acordo firmado em abril de assentar as famílias acampadas. 
“Foi feito um termo de compromisso entre o governo do estado e o governo federal de assentar 450 famílias no período de quatro meses. Já se passaram cinco meses e nenhuma família foi assentada.”
Nesta  segunda-feira (26), três propriedades rurais foram ocupadas. Em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mais de 300 trabalhadores ocuparam uma área na ERS 040. Em Vacaria, na serra gaúcha, mais de 500 agricultores ocuparam um local com 400 hectares próximo à BR 285. A área, que é pública, foi destinada pelo governo para pesquisa e experimentos de plantas, mas não estaria sendo utilizada para esse fim. Em Sananduva, cerca de 200 integrantes do MST entraram na fazenda Bela Vista, propriedade com mais de 300 hectares.
De São Paulo, da Radioagência NP, com informações de Bianca Costa, Danilo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário